Pages

Sunday, August 4, 2013

2008 - DESCOBRINDO O LADO POÉTICO E ROMÂNTICO DE LISBOA

Em abril de 2008, minha grande amiga portuguesa, Paula, telefonou-me e convidou-me para passar uns dias com ela em Cascais, Portugal, onde possui uma residência. Depois de 16 anos, retornava àquele país tão fascinante. Paula e seus netos queridos aguardavam-me no aeroporto de Lisboa com um buquê de flores nas mãos. Passei doze gloriosos dias visitando lugares belíssimos sempre na companhia de Paula e de seus familiares. Pude perceber de imediato como esse país, literalmente, havia mudado para melhor. Lisboa é a capital de Portugal e sua maior cidade, com aproximadamente seiscentos mil habitantes, localizada no estuário do Rio Tejo, é uma das mais antigas cidades da Europa – mais do que Roma –, e seu porto é um dos mais importantes desse continente. Depois de seu ingresso na União Européia, Portugal prosperou muito, modernizou rodovias e ferrovias, ampliou as comunicações, restaurou portos e aeroportos e, com isso, atraiu um fluxo muito mais intenso de turistas de negócios para suas terras. Sem contar a gastronomia, a grande variedade de pratos típicos e as centenas de maneiras de preparar o bacalhau.


A Praça do Comércio, Lisboa, Portugal (Foto via galeria-hispanica)

O Monumento aos Descobrimentos (Foto via galeria-hispanica)

Torre de Belem, Lisboa, Portugal

(Foto by Suriaa via flickr)

A Torre de Belém é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, na freguesia de Santa Maria de Belém, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme. É um Património Mundial da UNESCO por causa do importante papel que desempenhou nas descobertas marítimas portuguesas da época dos Descobrimentos. A torre foi encomendado pelo rei D. João II para fazer parte de um sistema de defesa, na foz do rio Tejo e uma porta de entrada cerimonial para Lisboa.


O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitectura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).
Parque das Nações, em Lisboa. Bandeiras de todos os países que participaram na EXPO 98. (Foto by Inácio Alves via flickr)

Lisboa, Portugal (Foto by Alfredo Mota via flickr)
Elevador da Bica

O Elevador da Bica, ou Ascensor da Bica, é um funicular localizado na Rua da Bica de Duarte Belo, na Bica, em Lisboa. É propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa e estabelece a ligação entre o Largo do Calhariz e a Rua de São Paulo, defrontando uma das encostas mais íngremes da cidade.

Com mais de um século de existência, é o ascensor mais típico da cidade de Lisboa e, embora não tenha a mesma afluência do Elevador da Glória, constitui nos dias de hoje uma das principais atrações turísticas da capital portuguesa.
O Mosteiro dos Jerónimos (Foto via galeria-hispanica)


O Mosteiro dos Jerónimos situa-se perto da costa da freguesia de Belém, em Lisboa, Portugal, à entrada do rio Tejo. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos.O mosteiro é um dos monumentos mais importantes da arquitetura de estilo manuelino (Português gótico tardio) em Lisboa, classificado em 1983 como Património Mundial pela UNESCO, juntamente com a torre vizinha de Belém. É um testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses.
Outra vista do Mosteiro dos Jerónimos (Foto via retratosdeportugal)

Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa - Portugal


Às margens do rio Tejo - Portugal

Durante minha estadia em Portugal, Paula levou-me a Alfama (velho Distrito de Lisboa) para assistir a um show de fado. Um restaurante pequeno, porém aconchegante, ambiente onde se via a conservação da arquitetura do século XVII e que, no passado, havia sido um convento. Quando a cantora de fados, sem microfone, começou a entoar uma canção belíssima, senti uma emoção tão forte que não pude evitar as lágrimas e, para aumentar minha emoção, ouvi um flautista muito famoso em Portugal, chamado Kamané, a quem a plateia aplaudiu de pé.

Com minha amiga portuguesa,  Paula...

Alfama, velho bairro de Lisboa (Foto by Rafael AMESTI AGUIRRE via flickr)

Foto by Cinzia Robbiano via flickr

Cascais, Portugal (Fotos hosted on flickr)
Para relaxar na praia, um mergulho no resfriamento das águas do Atlântico, uma refeição rica em frutos do mar, ou simplesmente um passeio pelo mar, de Lisboa segue-se para Cascais.
Este antigo destino da aristocracia europeia exilados em meados do século 20 continua a ser uma cidade elegante de grandes mansões, ruas estreitas, de paralelepípedos, e um ambiente mediterrânico no Atlântico. É também uma meca para surfistas e praticantes de windsurf, especialmente a Praia do Guincho, já palco do Campeonato Mundial de Surf.
Mas Cascais não é apenas mar, areia e surf, é também onde se encontra o Museu Paula Rego, apresentando as obras de uma das artistas portuguesas mais reconhecidas mundialmente.
Sesimbra, Portugal
Sesimbra é um município de Portugal, no Distrito de Setúbal, situada no sopé da Serra da Arrábida, uma cadeia de montanhas entre Setúbal e Sesimbra. Devido à sua posição particular na Baía Setúbal, perto da foz do rio Sado e seu porto natural, é uma importante vila de pescadores, com uma área total de 195,0 km2 (75 sq mi) e uma população total de 37.567 habitantes (Fonte: wikipedia).

Sesimbra harbour (foto wikipedia)

Castelo de Sesimbra, Portugal (Foto wikipedia). 



O castelo medieval fica numa posição dominante em um penhasco, sobre uma enseada que constitui um porto natural na península de Setúbal entre os estuários do Tejo e do rio Sado, a poucos quilômetros do Cabo Espichel. Está classificado como monumento nacional.

Vista de Sesimbra, Portugal (Foto wikipedia)

Praia de Sesimbra (Foto by Ana Paula Carlão via flickr)
ALGARVE - PORTUGAL
Falesias do Algarve, Portugal

Falesia, Algarve (Foto by martin rodriguez sanchez via flickr)

Praia da Falesia de Algarve (Foto by Luis Feliciano via flickr)

Paisagem de Algarve (Foto by fontxito via flickr)

Ponta da Piedade, Algarve (Foto by Laura D.C. via flickr)


No comments:

Post a Comment