Pages

Tuesday, August 6, 2013

MEU AMOR E MEUS LUGARES


Foto by sev0r via flickr

Welcome do Helsinki! (Foto by allyhook via flickr)

Em 2007, a Finlândia, mais uma vez, esteve entre os únicos três países com zero por cento de corrupção, sendo considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver, seguido por Dinamarca e Nova Zelândia. Também foi eleito, esse ano, como o país mais verde do mundo. O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, em visita recente à Finlândia, também ficou impressionado com o poder das mulheres no governo.




Tem uma curiosidade aqui na Finlandia que achei relevante relatar e acabei esquecendo de colocar no livro. Os estudantes quando tiram o segundo grau, devido ao ensino aqui ser muito elevado, é considerado uma honra para os pais. Assim, essa lyyra que tem no chapéu como símbolo da formatura, tambem é usada pelas mães do formando como broche e precisa ser de ouro. Por exemplo: quanto mais filhos ela tiver se formando, maior será o número de lyyras que ela ( mae), usará em eventos como esse. Eu por exemplo, tenho três. Esse gesto, é uma demonstração que a mãe sente-se muito honrada pelo filho. 


Lyyra no chapéu da formatura

Bolo de formatura e convites com símbolos dos chapéus


Agradeço, imensamente, do fundo do meu coração, a esse País (Finlândia), que me acolheu de braços abertos como sua cidadã e deu para os meu filhos, a oportunidade de ter um futuro brilhante.

O Brasil, por sua vez, continua encantando a todos com sua beleza singular. Tem um dos litorais mais belos que conheço. Acho as praias do Norte e Nordeste algumas das mais lindas do planeta, sem falar na cidade do Rio de Janeiro, que sempre é considerada uma das mais bonitas do mundo. No ano de 2007, o Cristo Redentor foi eleito uma das sete maravilhas do mundo. Vale também lembrar que todos os nossos vinte e seis estados e o Distrito Federal têm suas belezas próprias e construções arrojadas que são de fazer inveja aos países mais desenvolvidos. Estamos em primeiro lugar na quantidade de riquezas naturais e somos independentes em petróleo. O Brasil possui pessoas lindas, de boa índole e naturalmente alegres. O maior problema é o desnível social que é muito grande, mas acredito que esse povo mantém ainda a esperança viva de um futuro melhor.



Cristo Redentor - Rio de Janeiro (Foto by Marcelo Funchal via flickr)
O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. De seus 38 metros, oito estão no pedestal. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. O Guiness World Records, versão atualizada de 2009, considera o Cristo Redentor a maior estátua de cristo (fonte: Marcelo Funchal).
Foto by Nicolas nacovone via flickr)


Quanto a mim e Jouko, enquanto pudermos, continuaremos a pegar um carro e sair dirigindo pelas estradas, explorando e descobrindo lugares belíssimos, não existindo obstáculos para nós, o que sempre me fascinou. Ele, ao volante, com os olhos na estrada, e eu, ao seu lado, com o mapa no colo, apontando caminhos, descobrindo novos horizontes. E assim iremos nós, cúmplices, um ao lado do outro, seguiremos pelas estradas da vida, mas voltando sempre para o aconchego de nosso lar e de nossa família, trazendo nas bagagens lindas experiências e grandes saudades...


E assim, meus amigos, chegamos ao final da narração, em formato de blog, do meu livro "Trilha da Saudade", primeira edição, com revisão atualizada. Quero agradecer, do fundo do meu coração, aos incentivos dos amigos e familiares e ao carinhoso prestígio de todos vocês através da leitura deste blog que alcançou, até esta data, mais de 2.700 visualizações em menos que três meses de criação.

As postagens que virão, a seguir, não foram incluídas no livro, pois obviamente, foram acontecimentos posteriores à publicação do mesmo. Vou falar da minha luta contra o câncer e também, após a minha volta do Brasil (já estou de passagem reservada para este mês de agosto), trarei fotos que ficaram lá, para postar no blog, ilustrando e relembrando lugares onde passei, já falados no livro.


Um grande e carinhoso abraço,

Maria José Rutanem

No comments:

Post a Comment