Pages

Saturday, May 25, 2013

Conde, Bahia, Brasil - O Início da Trilha

Preliminarmente vamos conhecer um pouco alguns dados sobre a cidade onde nasci: Conde






Imagem hosted on Flickr
Ponte que liga o Conde a Vila do Conde (imagem hosted on Flickr)
Igreja do alto da Vila do Conde


Carnaval no Conde - praça da Igreja (imagem hosted on Flickr)


Sitio do Conde

É um município localizado no litoral norte do Estado da Bahia. Fica a 178km da capital Salvador e bem pertinho da linha verde. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a pequena cidade do Conde possui toda a infra-estrutura como bancos, hospital, farmácias, supermercados, hotéis, pousadas, camping e resorts à beira-mar.  Temos até uma rádio local! Lugar pitoresco cuja rusticidade agrada pela delicadeza e graça, rodeado de belezas naturais e praias paradisíacas. 

Fazem parte do Município as localidades de Sítio do Conde, Siribinha, Barra do Itariri, Corre Nú (onde foram gravadas cenas do filme Tieta, baseado no livro do Escritor Baiano Jorge Amado), Curral Falso e Poças, além dos povoados de Congorito, Altamira, Vila do Conde e Cobó. É cortado pelo rio Itapicuru que banha grande parte do território municipal.

Pontos Turísticos: praias, dunas, cachoeiras, rios, lagoas, manguezais.

Cachoeirinha

Cachoeira do Vermelho

Cavalo Russo

Conde - Barra de Itariri


Sitio do Conde (imagem hosted on Flickr)

Sitio do Conde (imagem hosted on Flickr)

Conde - Barra de Itariri (imagem hosted on Flickr)

Conde - Siribinha (Imagem hosted on Flickr)

Conde - Sítio (Imagem hosted on Flickr)

Conde - Sitio (Imagem hosted on Flickr)

Conde - indo para Poças e Siribinha

Atividades econômicas: a economia se concentra na exploração do côco, mandioca, feijão, milho, banana e jaca, além da criação de pequenos rebanhos suínos, bovinos e ovinos. destaca-se a pesca artesanal de camarão, peixe e mariscos, efetuadas nas localidades de Barra do Itariri, Siribinha e Poças, sendo comercializada na feira livre local.

O artesanato caracteriza-se pela produção de trançados, cestas, esteiras, pulseiras, chapéus e objetos decorativos feitos com côco e conchas, abajours e pinturas.

Na culinária, por se tratar de uma região costeira, temos bastante frutos do mar, como camarão, lambretas, lagostas, caldo de sururu, carangueijo, além das deliciosas moquecas de peixe.


Como chegar: O acesso ao Município é feito pelas vias BA-233, BR-101, BA-093, BA-324, BA-099 e pela Linha Verde (primeira rodovia ecológica do Brasil) que é uma estrada de 142 km que liga o Estado da Bahia ao Estado de Sergipe, pelo litoral, conhecido como Costa dos Coqueiros. Conde é ainda servido por três linhas regulares de ônibus diariamente. Estamos distantes 179 Km do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães e a 150 Km de Aracajú, capital de Sergipe.
O clima é úmido e subumido, com temperatura média de 25º C



4 comments:

  1. oi Maria. Eu nasci neste municipio tbm. Minha terra Conde Bahia. Eu hoje moro em Alagoinhas Baia. Estou fazendo mestrado pela Uneb. Minha tese é sobre os arquivos de saberes das marisqueiras idosas deste municipio litoraneo conde ba. Vc teria fotos antigas e históricas do municipio. Estou precisando.

    ReplyDelete