Pages

Saturday, July 20, 2013

O FUNERAL DE ANNIKKI E UM TEMPO NA SUÉCIA

Depois de uma semana na Finlândia, recebi, com surpresa, a notícia de que Jouko teria que ir para o Brasil, por dez dias, para uma conferência. Fiquei triste porque, se eu soubesse que ele viajaria para o Brasil, teria continuado por lá, e Jouko seria minha companhia no retorno à Finlândia. Às vezes a vida tem desses desencontros.

Jouko ficou hospedado no Hotel Transamérica, no bairro do Rio Vermelho, e teve um carro com motorista à sua disposição.


As caminhadas faziam parte de meu dia-a-dia, mesmo sentindo tonturas. Para distrair-me, mudei um pouco a decoração de minha casa e procurava trabalhar em meu livro o máximo que podia. Adriana e Joe foram passar alguns dias comigo.

Estava programado para o dia 16 de julho o funeral das cinzas de minha cunhada, e Jouko, nessa data, já estaria de volta à Finlândia. Pela manhã, houve uma cerimônia no cemitério somente com a família. Jouko, por ser o irmão mais velho, depositou, no túmulo, emocionado, a urna com as cinzas de sua irmã ao lado da de seus pais. Depois fomos para a igreja assistir à missa celebrada em sua memória. Ao meio-dia, fomos à casa de meu cunhado, que tinha uma fazenda vizinha à nossa, para o almoço. Fiquei impressionada porque foi um almoço festivo, sendo esta a maneira como eles celebram os funerais lá. As sobremesas foram servidas em minha casa junto com o bolo. Três dias antes, havia sido a data de meu aniversário.

Uma semana depois, colocamos o carro em um navio e fizemos a travessia da Finlândia para a Suécia, pois Jouko estava indo fazer um projeto até outubro em uma cidade chamada Skellefteå, no extremo norte da Escandinávia. Ficamos instalados no Hotel Aurum, um resort com todo o conforto: sauna, piscina coberta, sala de ginástica e restaurante com um bufê à noite, já incluído na diária junto com o café da manhã. Estava localizado ao lado de um rio, tinha uma paisagem de tirar o fôlego e ficava a dois quilômetros do centro da cidade. Tínhamos um apartamento amplo e confortável e, como sempre; fiz amizade com o pessoal que lá trabalhava.

 HOTEL AURUM





Skellefteå

Uma fonte no parque da cidade de Skellefteå (Foto by Paul Thompson via flickr)

a principal rua comercial de Skellefteå. (Foto by Paul Thompson via flickr)

Eu fazia longas caminhadas e curtia aquela vegetação belíssima. Também passava a maior parte do tempo escrevendo. Tinha uma massagista duas vezes na semana, pois precisava de alívio para minha coluna, que teimava em incomodar-me.

Este arranjo, com o nome da cidade, é feito com um determinado tipo de cactus (uma técnica sueca que os conserva intactos mesmo em baixas temperaturas)

Nessa parte da Escandinávia, por ser mais ao norte, o outono chega mais cedo. Às 23 horas, podia-se observar o amarelo alaranjado do pôr do sol. Com palavras, é impossível descrever tanta beleza. Vendo essa cena, lembrei-me de quando fomos para as Ilhas Canárias. Nesta ocasião, primeiro, fomos para Estocolmo e, depois, tomamos um voo para Götenborg e, de lá, mais ou menos às cinco da manhã, decolamos com destino a Las Palmas. Quando a aeronave passou acima das nuvens, fiquei sem fala ao ver um fenômeno no céu conhecido como aurora boreal. Era uma espécie de espiral com várias cores. Posteriormente, informaram-me que são partículas provenientes do sol que, ao penetrarem na atmosfera terrestre, mudam de direção de acordo com o campo magnético. A maioria delas é conduzida aos polos, causando brilhos intensos que podem ser vistos em noites escuras nas áreas polares. Esse é um fenômeno muito bonito e a que muitos turistas fazem questão de assistir quando vão para essa parte do mundo.

Algumas fotos do espetáculo deste fenômeno da natureza - aurora borealis -

Nos céus do Canadá

Na Finlândia

Nos céus da Finlândia. (Foto by Leland Howard


Nos céus da Noruega

Depois de algum tempo na Suécia, o projeto de Jouko terminou no prazo previsto, e, em outubro, retornamos à Finlândia. Eu tinha planos de voltar ao Brasil no final do ano para mais uma temporada e para recomeçar o tratamento de RPG que já havia feito em Salvador.

No comments:

Post a Comment