Pages

Monday, August 4, 2014

MAIS ENCANTOS NA RIVIERA DE ALANYA...

No dia seguinte, sentido-me um pouco melhor das tonturas, fomos visitar a Praia de Cleópatra, na orla de Alanya. Essa praia é muito famosa, devido a história dizer que, ela, Cleópatra, costumava banhar-se nessas águas mornas, limpas e cristalinas. Na frente dessa praia, os jardins com uma grande variedade de flores, são literalmente de tirar o fôlego! O que mais me impressionou foi a limpeza, o cuidado e principalmente o frescor das flores, com uma temperatura que, às vezes, passa dos 40 graus celcius. Passamos lá o dia e não cansava de admirar tanta beleza e claro, não queria sair daquelas águas, deliciosamente mornas e cristalinas.

 VÍDEO DA ORLA DE ALANYA


 


Reverenciando a Cleópatra...

VÍDEO PRAIA DE CLEÓPATRA

 


VÍDEO DO MEU PRIMEIRO BANHO NA PRAIA DE CLEÓPATRA

Infelizmente tínhamos que retornar ao hotel antes das 18:00 hs, devido ao meu tratamento com o osteopata.

No outro dia acordei com um probleminha no dente e de imediato o nosso seguro de viagem mobilizou-se para nos levar à clínica dentária, enviando-nos um carro da própria clínica para nos conduzir até lá.

Chegando na clínica, demo-nos conta que esquecemos os papéis do nosso seguro no hotel. Jouko não quis mais incomodar para pedir outro carro e resolveu tomar um táxi.

Quando ele chegou de volta à clínica, deu-se conta que tinha perdido a carteira com todos os documentos, cartões de crédito, dinheiro. Enquanto procurávamos no meio de tanto estresse, aparece em nossa frente, um senhor de meia idade, com a carteira nas mãs! Meu Deus! Como é gratificante encontrarmos pessoas nesse mundo com esse calibre!!

Com o problema do dente resolvido, voltamos para o hotel pois estava chegando a hora do almoço e, depois, teria o meu tratamento. Nessa tarde, retornamos a Praia de Cleopátra porque no meio de tantos jardins, ainda tinha outro do lado, que estava ladeando o monumento de Mustafa Kemal Ataturko, primeiro presidente da Turquia e fundador da moderna República. Fiquei sem fala quando lá chegamos. Era um mar de flores! Também na Orla de Alanya, junto aos jardins da praia de Cleópatra.

Ao fundo, o monumento à Mustafa Kemal Ataturk
 



À noite, tivemos outro buffet maravilhoso com diferentes tipos de danças turcas. Adorei o ritmo das músicas e como eles levam a sério as suas danças, ritmos e folclore!

No dia seguinte, descansamos e ficamos apenas curtindo a piscina, comendo e dormindo!

Na manhã posterior, fomos visitar o Castelo de Alanya, construído no século XII!, sobre restos de fortificações antigas dos períodos Bizantino e Romano. Ele ergue-se a 250 metros acima do nível do mar!

Na subida ao Castelo...





Vista de cima



Essa visão, de cima do Castelo, é de tirar o fôlego!
 




VÍDEO VISTA PARA A BAIA DE ALANYA, DO CASTELO, ALANYA/TURQUIA

Chegando lá, pensava que não conseguiria subir até o topo, onde tem uma das vistas mais espetaculares que temos visto até hoje! Uma vista de tirar o fôlego, para a Praia de Cleópatra, na Baia de Alanya. Mesmo sentido melhoras nas tonturas, fiquei com muito medo, porém, era uma mistura de medo com encantamento, fascinação! Olhando lá de cima aquele mar azul anil do mediterrâneo, dava-se para ver a limpeza e as águas cristalinas da Baia de Alanya.

Mais informações sobre o Castelo de Alanya: Há 6,5 km de muralhas, com 93 torres, 140 barricadas e 400 cisternas. O interior da Fortaleza fica a 250 metros acima do nível do mar, no topo duma península rochosa, fazendo com que seja protegido pelo Mar Mediterrâneo por três lados. Após a área ter sido completamente pacificada sob o Império Otomano, o castelo deixou de ser puramente defensivo e no século XIX foram construídas numerosas vivendas dentro do perímetro da muralha. (wikipedia)

Atualmente, o local é um museu ao ar livre. A visita de uma parte junto ao mar requer o pagamento de bilhetes de entrada, mas a maior parte da área interior às muralhas, incluindo um castelo mais interior, é de acesso livre.

O Castelo de Alanya foi adicionado ao Património Mundial da UNESCO lista indicativa em 2009 (fonte: alanyaseaport)

Fotos: wikimedia.org




No comments:

Post a Comment