Pages

Monday, August 11, 2014

CAPPADOCIA NA NOSSA TRILHA DA SAUDADE.

Dois dias após a celebração das nossas Bodas de Pérola, havia chegada a hora da nossa partida para Cappadocia. Saímos por volta das 4:00 h da manhã, em um carro alugado e com todas as informações do que teríamos pela frente. O caminho era longo, em torno de 800 quilômetros, porém a vontade de conhecer um lugar tão fantástico, era maior ainda!

O hotel Okan Tower nos preparou um café da manhã embalado para viagem e, duas horas depois da nossa viagem, paramos em um café. Ali relaxamos um pouco e degustamos o que o hotel havia preparado para nós. 

Compramos alguns souvenirs. A estrada era uma maravilha de bem conservada, bem sinalizada e de uma beleza singular. Algumas horas depois, começaram as curvas, descidas e subidas radicais. Lembrou-me as estradas da descida da cidade do Cabo, na África do Sul e a Serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro, quando fomos de carro do aeroporto para Juiz de fora.

Jouko pediu-me que deitasse e olhasse apenas para frente... ou, fechasse os olhos. Porém, a beleza da estrada, aquele cenário, teimavam em deixar-me atenta a toda aquela beleza das montanhas, dos vales e das flores que encontrávamos no caminho! Uma paradinha para fotos de vez em quando e, em uma dessas, em uma altitude de 2.820 m, deixou-me fascinada com o que vi, mesmo com as tonturas incomodando.

Altitude de 2.820 m

Paramos em uma cidade para almoçar e fomos visitar uma cidade subterrânea. Essa caverna que eles chamam de cidade, moravam em torno de 700 pessoas. A temperatura fora era de 40 graus celcius e a temperatura interna, surpreendentemente, estava em torno de 16 celcius. Abaixo, havia mais 6 andares que, de acordo as necessidades, counstruiam mais abaixo. Visitamos apenas dois andares, porque o acesso era muito difícil. Mas consegui ver onde eles cozinhavam e até criavam animais para os seus alimentos.

Cidade subterrânea

 


Calculam-se que essas cidades, começaram a serem construídas ainda na Idade do Bronze. Na época da perseguição dos romanos, serviram como esconderijos para os primeiros cristãos.

Há registro de mais de 150 cidades subterrâneas, que começaram a ser escavadas pelos hititas e estão ao redor de uma região de 25 mil km quadrados. Elas eram conectadas a muitas casas por passagens secretas e algumas podiam receber até 30 mil pessoas. As mais visitadas são Derinkuyu (a mais profunda, com oito andares) e Kaymali (a mais larga, com quatro andares abertos ao público) (fonte: uol)

Subterrâneo

Seguimos viagem, cada vez mais aquela paisagem nos encantava. O sol brilhava intensamente e, pelo que tínhamos visto até então, nos deixava contente pela escolha de ir até lá.

Finalmente chegamos na Cidade de Avanos, que é banhada pelo rio mais longo da Turquia. O Red River, era uma beleza, muitas flores nas margens, cisnes brancos e negros nadando naquelas águas límpidas e cristalinas, rosas de várias cores e Alceas também. Depois de apreciar tanta beleza, fomos a uma cerâmica e foi-nos mostrado como eles fazem aquelas obras de arte, como pintam e até desenham. Mesmo sendo caro, comprei um prato de parede que me encantou pelo desenho e combinação de cores.

Margens do Red River


Alceas



Avanos é uma cidade e distrito da província de Nevsehir, na região da Anatólia Central da Turquia, localizado a 18 km ao norte de Nevsehir, a cidade capital da província. Situa-se dentro da região histórica e turística da Cappadocia.

Cidade de Avanos


Avanos (Mesquita ao fundo)

 

A cidade é conhecida principalmente pela suas tapeçarias e principalmente pela sua cerâmica de barro vermelho extraído das margens do Kızılırmak (Red River), uma atividade tradicional na zona desde o tempo dos hititas ainda muito importante atualmente. É um destino turístico popular devido à beleza da cidade velha com as suas ruas empedradas e vistas sobre o rio.

Esse prato de cerâmica comprei para colocar na parede


Diferentes desenhos


Artista desenhando


Uma loja de cerâmica

O cansaço já estava tomando conta de nós e fomos para o hotel jantar e depois desmaiamos em uma cama gostosa, com um ar condicionado bem geladinho!!

Acordamos bem dispostos e com um mapa seguimos para a cidade de Urgup, visitar as Chaminés de Fadas. O que vi, deixou-me sem fôlego! Que mãos divinas, que fizeram com tanto esmero e dedicação, aqueles cones! Não me cansava de olhar e admirar tantas belezas naturais!

Chaminés de Fadas



Das planícies lunares elevam-se formações rochosas longilíneas que se assemelham a cogumelos, conhecidas como "chaminés-de-fada".



Nas encostas terrosas, casas são construídas dentro da rocha, umas depois das outras, criando a ilusão de um gigantesco formigueiro, e, sob o chão, cidades escondidas. As cavernas também abrigam igrejas, centenas delas cristãs, muitas das quais guardam afrescos bizantinos.



Aqui está um vídeo curto, para ilustrar ainda mais as Chaminés de Fada:


A Cappadocia é uma região mágica e deslumbrante no nosso planeta. Geografia natural e peculiar, criada por antigas formações rochosas de erupções vulcânicas. Essa paisagem lunar, com uma beleza singular, nos deixaram embasbacados. Como foi possivel fazer tudo aquilo! Está localizada na Anatólia, parte Central da Turquia, composta de cones de rochas, vales, chaminés de fadas, grutas subterrâneas, igrejas e cidades esculpidas nas rochas, pelo primeiros cristãos que ali chegaram.

E no céu, balões pontuam o azul limpo nas primeiras horas da manhã.

A região da Cappadocia atrai mais de 2 milhões de turistas todo ano!


No comments:

Post a Comment