Pages

Friday, August 1, 2014

O ESPLENDOR DA PRIMAVERA DE 2014

O inverno de 2014 não foi tão pesado. Porém, não gosto de chão gelado e muito menos de dirigir. Não gosto de sentir frio, principalmente com as tonturas crônicas que sinto. Sendo assim, passei o inverno inteiro em casa. Apenas saia para o médico, algumas compras ou visitar alguns amigos ou ir, às vezes, a algum restaurante: Jouko dirigia e como o carro é aquecido, assim como também todos os lugares que ia, não sofria muito. Na verdade, esse inverno passou rápido.

No início de Abril, ainda no restinho do inverno, tive que enfrentar outro check up, que sempre me deixa apreensiva. Os resultados foram bons, mas ficou uma pergunta no ar: porque esse hematoma continuava depois de dois anos de cirurgia? Não fiquei feliz quando o médico disse-me que seria necessário fazer os exames novamente em 4 meses. Como sempre, os médicos da Finlândia são calmos e deixam o paciente mais tranquilo, quando me disseram que o ckeck up em apenas 4 meses, seria apenas preventivo. Mesmo assim, não fiquei feliz, mas procurei não pensar muito nessa questão, pois sabia que Deus estava no comando.

Na Semana Santa, seguimos viagem para Helsinki, a fim de comemorar o aniversário de quinze anos do meu único neto, que seria celebrado dia 19 de Abril, no sábado de Aleluia! Depois de dois dias, retornamos para casa, felizes  pela festinha dele.


A primavera era esperada com muita ansiedade. A mesma sempre vem renovada, com toda a força e esplendor!

Cada dia que passava já sem gelo, via os brotinhos, enchendo os galhos das árvores e assim ia curtindo aquela chegada esplendorosa,  pois a cada dia, via tudo se transformar como num passe de mágica!
 

 As primeiras flores a chegar são os “kielos”, flor nacional da Finlândia. As florestas ficam incrivelmente parecidas com um tapete branco, é mesmo de encher os olhos!


Kielo, em Finlandês, Lily of the Valley, em Inglês e Lírio do Vale, em Português! Ela se tornou a flor nacional da Finlândia, em 1967.


Lenda e Tradição (de acordo com a wikipedia): A flor também é conhecida como lágrimas de Nossa Senhora ou lágrimas de Maria, de acordo com lendas cristãs que surgiram a partir do choro da Virgem Maria durante a crucificação de Jesus. Outras etiologias dizem sua vinda deve-se à existência das lágrimas de Eva depois que ela foi conduzida com Adão do Jardim do Éden. 

Na "linguagem das flores", o lírio do vale, ou o kielo, significa o retorno da felicidade. A lenda fala do afeto de um lírio do vale por um rouxinol que não voltou para a floresta até que a flor floresceu em maio.(fonte: maukasmaku

Que bom poder andar sem gelo ou neve no chão e o sol nos presenteando com os seus raios solares! A cada dia, as flores chegavam, cada semana era um visual diferente e, finalmente, no começo de junho, os lilacs e as rosas do São João, davam-nos o ar das suas graças e os seus perfumes.







Na segunda semana de Junho, fui presenteada pelo meu marido, com uma viagem para a Turquia, para comemorarmos nossas Bodas de Pérola, que já se aproximavam. A idéia inicial seriam duas semanas na Riviera, em Alanya/Turquia, e uma semana em um cruzeiro para algumas Ilhas Gregas.

E, finalmente, chegou o dia da nossa partida para Turquia!! Ali, no aeroporto de Helsinki, estaria começando uma das mais perfeitas viagens de nossas vidas!

Aeroporto de Helsinki


No comments:

Post a Comment